Marketing Digital para Docerias por onde começar?

MARKETING DIGITAL PARA DOCERIAS

COMO ATRAIR MAIS CLIENTES CRIANDO CONTEÚDO

Como anda sua visibilidade no mundo digital? Confira agora algumas dicas de Marketing Digital Para Docerias e comece a se tornar sua marca uma autoridade.

O ramo da alimentação, sem sobra de dúvidas é o que mais cresce em todo o Brasil.

Em todos os lugares da cidade onde você mora, com certeza é comum encontrar um novo bar, restaurante, cafeteria e doceria.

Eis que surgem duas simples dúvidas: como atrair mais clientes? Como manter clientes recorrentes?

Durante a conversa com alguns empresários da área, uma das maiores dúvidas é sempre a mesma: como manter uma carteira de clientes que venha toda semana para consumir.

Não falo de casa cheia. Falo de casa cheia vendendo tudo o que tem na vitrine, acabando com tudo o que foi feito para ser vendido naquele dia e tendo lucro.

Uma das maiores reclamações dos empresários é sobre aquele público que vai para o seu estabelecimento apenas para tomar uma água mineral e ficar conversando durante horas. Nada além disso.

Percebi que eles atraíram, mesmo sem querer, os clientes errados para frequentarem o seu estabelecimento.

Você é esse empresário que ainda não conseguiu acertar o público ideal para o seu estabelecimento?

Se a sua resposta foi sim, vou te fazer uma pergunta:

O que você fez de diferente dos seus concorrentes para ter novos visitantes e vender mais?

Para lotar a sua doceria todos os dias, você precisar ser o melhor naquilo que faz e cobrar o valor justo pelo seus esforços.

Eu entendo demais que qualquer empresa precisa pagar as suas contas e ter lucro. Tenha certeza disso.

Mas, será que o valor que está sendo cobrado está justo para o consumidor?

As vezes, um dos fatores que afasta a clientela é o preço que não corresponde com a qualidade ou realidade de quem frequenta a sua doceria.

Será que as pessoas que procuram pela alimentação específica que você oferta, está conseguindo localizar a sua empresa no Google?

Agora, você irá aprender X métodos extremamente valiosos para implementar agora na sua empresa.

Lembre-se: colocar em prática apenas o que vou te passar aqui não resolverá o seu problema com o seu público. Você precisará se esforçar mais e mais para identificar quais os problemas do seu público e como a sua empresa irá apresentar soluções com qualidade.

Ter a sua empresa cheia todos os dias e dando lucro vai depender apenas de quais métodos você irá implementar.

Pegou lápis e papel? Preparado para essa aula de Marketing Digital Para Docerias?

Marketing Digital para Docerias

01 – Crie conteúdos específicos que ajudem as pessoas a encontrarem a sua empresa e tomarem a decisão de ir até a sua doceria

Facilite a vida do internauta!

Se coloque no lugar de quem está procurando comer tudo aquilo que você oferece na sua empresa.

Como você iria procurar no Google?

Vou dar um exemplo real e pessoal.

Eu gosto de comer tortas após o almoço aos domingos e levar meus familiares para darmos continuidade ao bate papo que tivemos durante o almoço.

A semana é bastante corrida e é muito difícil termos contato presencialmente com todos.

Logo, a melhor sugestão é tentarmos fazer uma programação aos domingos para mantermos a programação familiar em dia.

Sempre procuramos novas opções no Google, de acordo com as votações feitas dentro do grupo da família no whatsapp.

Tem domingo que uma cafeteria é uma excelente opção, outro domingo uma doceria, no outro uma delicatessen (culpa das coxinhas, assumo!)…

Apenas a comida importa? Claro que não!

O espaço físico, a acomodação de todas as pessoas em um local estratégico que atenda a quantidade de pessoas (4 a 6 pessoas), a qualidade no atendimento, o sabor de tudo o que será consumido e, acima de tudo, o valor justo cobrado pelo conjunto apresentado.

Não estou falando do preço mais barato da cidade. Estou falando do preço justo somando tudo o que foi ofertado durante toda a minha presença no local.

Vamos a parte prática da pesquisa que toda a família fez sobre os lugares que serão colocados em votação.

Como fazer com que a sua empresa seja encontrada de acordo com a comida que você oferece?

Comece pelo mais simples!

Como eu estou em João Pessoa (PB), todo mundo sempre procura “nome do que quer comer” + “em” + “nome da cidade”. No meu caso, “doceria em João Pessoa”.

Quando o Google me apresentar os resultados, o que irei analisar?

  • Se o local possui acomodação para a quantidade de pessoas que eu pretendo levar e se tem algum meio de fazer reservas para horários específicos;
  • O que eles oferecem de alimentação e ter uma noção do preço;
  • Se tem fotos ou vídeos do local,  da preparação da comida (cozinha, higiene, ingredientes, etc);
  • Se tem alguma forma ou kit de degustação para que eu possa conhecer o gosto ou tempero da cozinha e escolher o que eu quero comer;
  • Formas de pagamento;
  • Se possuem delivery;
  • E, quem sabe, se tem alguma promoção vigente que atenda a minha necessidade. Um combo família, por exemplo.

Logo, a próxima pergunta é… o que a sua empresa me apresentou no seu site ou blog para me convencer a ir até o seu estabelecimento?

Crie um site com um BLOG!

Este será o momento para você apresentar tudo o que a sua empresa oferta, criar conteúdos específicos com ofertas para ajudar as pessoas a encontrarem a sua empresa.

Exemplos de conteúdos para docerias em João Pessoa:

  • Doceria em João Pessoa;
  • Cafeteria em João Pessoa;
  • Café expresso em João Pessoa;
  • Café gelado em João Pessoa;
  • Tortas finas em João Pessoa;
  • Torta Dois Amores em João Pessoa;
  • Torta Paris em João Pessoa;
  • Salgados de festa em João Pessoa;
  • Doces finos em João Pessoa;
  • Nome da sua empresa em João Pessoa;
  • Encomenda de torta para eventos em João Pessoa;
  • Quanto custa um cento de salgados em João Pessoa;

Se você desejar, nada impede de colocar o nome do bairro nas pautas que você está criando.

Lembre-se: cada pauta deve vir com uma excelente explicação. Nela, você precisa convencer o visitante da página que esta é a melhor opção para ele.

Use fotos e produza vídeos durante a escolha dos ingredientes, mostre a higiene da cozinha, os produtos indo para o forno, após a saída do forno e sendo colocados na vitrine.

Desperte a fome de quem está lendo o seu conteúdo.

Depois de tudo isso, crie ofertas específicas para quem está lendo o seu conteúdo. O maior segredo está aqui!

Não adianta criar todo um texto se você não convidou a pessoa para vir pessoalmente ao seu estabelecimento degustar tudo aquilo que ele viu.

Pense em ofertas específicas para resolverem os problemas do seu cliente.

No meu caso, eu preciso de uma oferta para até 06 pessoas e que seja uma experiência maravilhosa para toda a minha família se torna fã da sua empresa e voltar durante a semana para matar a ansiedade por não aguentar esperar chegar o próximo domingo e comer os mimos que a cozinha da sua empresa prepara.

Esta acompanhando? Vamos a segunda dica Marketing Digital Para Docerias.

Marketing Digital para Docerias

02 – Insira a sua empresa no Google

Marketing Digital para Docerias

O segredo para estar na internet é ter a sua empresa sendo encontrada em vários lugares.

Escutei esses dias sobre uma cliente que tinha nos localizado no Instagram. Como ela queria ver todos os serviços que a minha empresa oferta, ela foi até o meu site, conheceu tudo o que eu poderia oferecer e, em seguida, entrou em contato pelo telefone.

Apenas o Instagram ou o Facebook não é o suficiente.

O Google não ranqueia postagens,  produtos ou serviços cadastrados no Facebook ou Instagram.

Só para você ter noção, o Google disponibiliza as seguintes ferramentas que são interessantes para posicionar as empresas na internet.

  • Google Plus;
  • Google Maps;
  • Google Meu Negócio;
  • Youtube;

Usando apenas essas ferramentas e sabendo criar o conteúdo certo, aquele que o internauta procura, você conseguirá posicionar a sua empresa e ser encontrada.

Lembrando que, apenas essas ferramentas não são o suficiente para posicionar a sua empresa.

O segredo sempre é: conteúdo + ação.

A ação só será despertada no internauta dentro de uma plataforma preparada para ajuda-lo a dar os próximos passos.

Certo! Mas… quais são os próximos passos?

  • Solicitar uma reserva de uma mesa;
  • Enviar um e-mail usando um formulário;
  • Efetuar uma compra online;
  • Entrar em contato usando um telefone… e assim vai.

Mais a frente irei falar sobre as ferramentas que você deve usar para trabalhar com Marketing Digital Para Docerias.

Marketing Digital para Docerias

03 – Faça um Clube VIP com os seus clientes presenciais

O que você acha mais fácil?

Conquistar novos clientes ou fidelizar os que já conhecem a sua empresa?

Eu fico sempre com a parte da fidelização.

As pessoas que conhecem o seu estabelecimento mas ainda não foram até a sua empresa, eu chamo de público FRIO.

Este público precisa de um excelente motivo para visitar a sua empresa.

Ou eles irão por conta de uma super oferta ou porque encontraram um conteúdo maravilhoso que despertou a curiosidade para eles saírem das suas casas e irem até você.

O público que já comprou, nem que seja uma única vez, é o MORNO.

Este, com certeza, são os clientes que merecem uma atenção especial.

Me faça uma promessa a partir de agora!

Pelo amor de Deus, PEGUE O E-MAIL E O WHATSAPP de qualquer pessoa que compre no balcão e coloque eles em um sistema de envio de e-mails / lista de transmissão.

Informe a eles que irão participar de um CLUBE VIP totalmente GRATUITO onde receberão as notificações de atualização do blog, informativos sobre novos produtos e promoções exclusivas para quem faz parte desta lista, presentes no dia do aniversário, etc.

É nesta etapa que você se preocupará em ter um CRONOGRAMA ANUAL DE PAUTAS.

Dessa forma, a sua empresa inicia um planejamento estratégico  de marketing digital de forma organizada e capaz de ter a certeza do retorno do público morno ao seu estabelecimento.

O melhor de tudo: pense em atender as necessidades deste público além das vendas de balcão.

Festas familiares, confraternizações de empresa, reuniões com os amigos…

Existem empresas que oferecem uma vez por trimestre um SUPER DESCONTO para kits preparados para atender esse tipo de mercado.

Logo, essas e outras informações podem ser pensadas e informadas a sua CARTEIRA DE CLIENTES para que a venda se torne recorrente.

Marketing Digital para Docerias

04 – Use as ferramentas certas

Se for para fazer, faça bem feito!

Essa é a essência de quem trabalha com alimentação de qualidade para um público cada vez mais exigente.

Na área do marketing digital não é diferente.

É necessário um mínimo de ferramentas para criar conteúdo e manter os clientes sempre atualizados sobre os mimos que a sua empresa cria, promoções e ofertas.

Logo, vou listar abaixo as ferramentas que eu uso em conjunto com os meus clientes.

WordPress

Plataforma extremamente importante para a construção do site, blog, e-commerce e afins.

Mailchimp

Gerenciador de e-mail com versões gratuitas e pagas.

Google

Diversos Apps do Google são usados durante todas as etapas de desenvolvimento do site e criação de conteúdo.

Trello

Organizador de tudo o que será criado em conjunto com um grupo de pessoas, visando o compartilhamento de cronogramas, imagens, pautas, etc.

Com essas ferramentas em mãos, ficará mais fácil dar os primeiros passos na criação de um cronograma anual de atividades de Marketing Digital para Docerias.

Os próximos passos…

Se você chegou até aqui e não tem a mínima noção do que fazer para desenvolver seu Marketing Digital para Docerias, não se preocupe!

Tenho uma super oportunidade pare te apresentar.

Tudo o que eu te falei até o momento faz parte de um modelo de consultoria chamado CONSULTORIA SEO.

É nesta consultoria que ajudamos as empresas a serem encontradas pelo Google tanto pelos produtos, serviços e pelo nome da empresa.

Se você teve interesse em tudo o que te apresentei e não sabe por onde começar, não se preocupe!

Vou te dizer exatamente agora o que você deve fazer para que eu possa te ajudar.

  1. Preencha a aplicação abaixo com todas as informações corretas;
  2. Irei entrar em contato através do telefone informado e irei fazer uma breve entrevista para ver se realmente poderemos te ajudar a dar os próximos passos;
  3. Se tudo der certo na entrevista, irei te explicar como é a nossa forma de trabalho, custos, etc;
  4. Após a organização e assinatura do contrato iremos iniciar os trabalhos que contemplam a CONSULTORIA SEO.

Se você gostou de tudo o que leu ou está com alguma dúvida, por favor, escreva abaixo.

A sua opinião é extremamente importante para continuarmos criando conteúdos para ajudar os empresários a venderem mais todos os dias usando a internet.

Um forte abraço.

Até a próxima postagem!

Jonathan Maciel
Jonathan Maciel
Especialista em Vendas Online

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